Linha Consolidar +Turismo

Beneficiários:

Micro e pequenas empresas que exerçam maioritariamente actividades turísticas e que desenvolvam actividade económica principal inserida na lista de CAE definida para o efeito.

​Objectivo:

A Linha Consolidar +Turismo visa apoiar as empresas turísticas a assegurar as suas necessidades de tesouraria, nomeadamente as relativas aos reembolsos de prestações de capital devidas às instituições de crédito entre o dia 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, resultantes de empréstimos contraídos no âmbito de linhas de crédito promovidas pelo Banco Português de Fomento, enquanto medidas de apoio no contexto da COVID-19.

A Linha Consolidar +Turismo destina-se a empresas de menor escala, com menor capacidade de levantamento de capital e pretende garantir-lhes uma melhor gestão dos compromissos que têm em 2023 para com a banca.

Critérios de elegibilidade dos beneficiários e condições de acesso:

São exigíveis, entre outros, critérios e condições de acesso relacionadas com o CAE, capitais próprios, EBITDA, crescimento de financiamentos e rácio de endividamento.

Financiamento

Incentivo reembolsável sem juros.
O apoio financeiro concedido é reembolsado ao Turismo de Portugal, I. P., em 2 prestações semestrais ou, no caso de empresas localizadas em territórios de baixa densidade, em 4 prestações semestrais, com vencimento a partir do termo final dos serviços de dívida elegíveis.

O apoio a atribuir, por empresa, não excede 75% do valor dos serviços da dívida elegíveis referentes a 2023, até ao máximo de 40.000€ ou 50.000€ no caso de empresas localizadas em territórios de baixa densidade

​Candidaturas:

A partir de 1 de Fevereiro de 2023 e até 31 de Dezembro de 2023 ou até se esgotar a dotação orçamental.