Projectos de Intervenção Social

Realizamos Projectos de Intervenção Social e colaboramos na sua implementação.

Estes Projectos visam alargar o âmbito da intervenção social das ONG´s, IPSS´s ou Misericórdias, com foco na resolução de necessidades locais, na garantia da sua auto-sustentabilidade e na captação de associados e receitas extra.

Diversos dos Projectos realizados foram distinguidos ou premiados financeiramente por Empresas e Fundações.

Como exemplos de tipologia de Projectos citam-se:

  • Um Serviço de Apoio Domiciliário com grande multiplicidade de serviços de apoio e uma Base de Dados partilhada e que abrange seis freguesias e três I.P.S.S..

  • Um Serviço Ambulatório, dirigido a crianças até aos 12 anos com Deficiência Mental Ligeira e Deficiência Mental Moderada, com intervenção no domicílio nas vertentes da Terapia da Fala, Psicologia e Terapia Ocupacional e também com intervenção na Organização onde acresce a Educação Social e se realizam Actividades de Expressão Plástica e Dramática, Actividades Assistidas por Animais e Terapia Assistida por Animais. Está incluída uma componente formativa para cuidadores formais e informais. Abrangem-se três freguesias e quatro Parceiros.

  • Uma Clínica Social para consultas ou sessões de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicologia, Reabilitação Sensorial e Cognitiva e Enfermagem para os associados da Organização e para pessoas com deficiência ou incapacidade, ou mobilidade reduzida e prioritariamente com fracos rendimentos económicos. Disponibilização também de um Jardim Sensorial e da prática da Hidroginástica.

  • Uma Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária desenvolvida por um Grupo de Acção Local com 11 Parceiros que promove a implementação de Projectos (9 Acções) específicos nas Áreas Temáticas: Reforço das competências locais # Empreendedorismo / Emprego # Insucesso e abandono escolar # Cuidados de saúde e saúde mental # Apoio social # Refuncionalização de estruturas físicas # Competitividade local # Emprego social # Mobilização da comunidade para a intervenção social.