Projectos de Intervenção Social
Realizamos Projectos de Intervenção Social e colaboramos na sua implementação.
Estes Projectos visam alargar o âmbito da intervenção social das ONG´s, IPSS´s ou Misericórdias, com foco na resolução de necessidades locais, na garantia da sua auto-sustentabilidade e na captação de associados e receitas extra.
Diversos dos Projectos realizados foram distinguidos ou premiados financeiramente por Empresas e Fundações e também financiados com fundos não nacionais e não reembolsáveis.
Como exemplos de tipologia de Projectos citam-se:
• Um projecto envolvendo o Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a Área de Psiquiatria Penitenciária do Hospital Parc Sanitari Sant Joan de Deu (Catalunha, Espanha). Com objectivos: 1) Apoiar a inserção social e cidadania da pessoa inimputável - estratégias educativas e formação não formal; 2) Facilitar o uso corrente de meios de comunicação digitais; 3) Adoptar e reforçar comportamentos de sustentabilidade ambiental. O grupo alvo: Simultaneamente, pessoas adultas, regime hospitalar psiquiátrico, penitenciário ou não, inimputáveis, sujeitas a treino de competências pessoais, sociais, de integração cívica e de desenvolvimento de consciência moral.
• Um projecto envolvendo ONG de Portugal (APPDA Leiria), Espanha (AA Vigo) e Noruega (Peacepainting), que materializa um novo conceito de abordagem e de apoio às pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento com os objectivos de: 1) Apoiar adultos com autismo na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, para a participação na sociedade; 2) Abranger uma intervenção educativa (cognitiva, emocional e relacional); 3) Apoiar os significativos, familiares, educadores e técnicos, alargando competências e capacidade interventiva.
• Um projecto envolvendo três ONG de Portugal, duas de Espanha e uma da Noruega, visando directamente: 1) Dar resposta a problemas locais de marginalização de pessoas com mais de 55 anos, profissionalmente inactivas e com mais de 65 anos, apoiadas por instituições sociais; 2) Criar e consolidar uma abordagem integrada, com base numa vertente educativa e formativa; 3) Disponibilizar abordagens e estratégias educativas; 4) Garantir a obtenção / reforço de competências-chave; 5) Gerar um modelo replicável e disseminável, nacional e internacionalmente, ajustável a outros contextos; e, indirectamente: 1) Promover o envelhecimento activo; 2) Promover a inclusão; 3) Promover a capacidade de adaptação e sobrevivência num ambiente marcado pela crescente digitalização e necessidade de agir sustentavelmente, em termos ambientais; 4) Garantir compatibilidade com vários contextos e escala internacional.
• Um Serviço Ambulatório, dirigido a crianças até aos 12 anos com Deficiência Mental Ligeira e Deficiência Mental Moderada, com intervenção no domicílio nas vertentes da Terapia da Fala, Psicologia e Terapia Ocupacional e também com intervenção na Organização onde acresce a Educação Social e se realizam Actividades de Expressão Plástica e Dramática, Actividades Assistidas por Animais e Terapia Assistida por Animais. Está incluída uma componente formativa para cuidadores formais e informais. Abrangem-se três freguesias e quatro Parceiros.
• Um Serviço de Apoio Domiciliário com grande multiplicidade de serviços de apoio e uma Base de Dados partilhada e que abrange seis freguesias e três I.P.S.S..
• Uma Clínica Social para consultas ou sessões de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicologia, Reabilitação Sensorial e Cognitiva e Enfermagem para os associados da IPSS e para pessoas com deficiência ou incapacidade, ou mobilidade reduzida e prioritariamente com fracos rendimentos económicos. Disponibilização também de um Jardim Sensorial e da prática da Hidroginástica.
• Uma Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária desenvolvida por um Grupo de Acção Local com 11 Parceiros para promover a implementação de Projectos (9 Acções) específicos nas Áreas Temáticas: 1) Reforço das competências locais; 2) Empreendedorismo / Emprego; 3) Insucesso e abandono escolar; 4) Cuidados de saúde e saúde mental; 5) Apoio social; 6) Refuncionalização de estruturas físicas; 7) Competitividade local; 8) Emprego social; 9) Mobilização da comunidade para a intervenção social.