Decorre desde Dezembro de 2022 o projecto SURE:
1. Líder: O Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRIP) que é uma estrutura de gestão que actua em todo o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra nomeadamente no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid que e dispõe de uma Unidade de Internamento de Inimputáveis.
2. Parceiro: O Parc Sanitari Sant Joan de Deu que inclui um Hospital Geral, uma rede de Saúde Mental e a Área de Psiquiatria Penitenciária que dispõe de unidades de hospitalização penitenciária para inimputáveis, nomeadamente a Unidad de Hospitalización y Rehabilitación Intensiva de Catalunya na qual o Projecto decorre.
Objectivos:
1. Apoiar a inserção social e cidadania da pessoa inimputável – estratégias educativas e formação não formal;
2. Facilitar o uso corrente de meios de comunicação digitais;
3. Adoptar e reforçar comportamentos de sustentabilidade ambiental.
Grupo alvo:
Simultaneamente, pessoas adultas, regime hospitalar psiquiátrico, penitenciário ou não, inimputáveis, sujeitas a treino de competências pessoais, sociais, de integração cívica e de desenvolvimento de consciência moral e ética.
Implementação:
Acções para desenvolver e reforçar competências pessoais, usar meios de comunicação digitais, ter consciência ambiental e apoiar a inserção social e cidadania da pessoa inimputável,
Elaborar um Guião para um Plano de Educação Não Formal para pessoas inimputáveis.
Resultados:
Individuais:
Reforço das competências das pessoas inimputáveis, promovendo a sua inserção social, o seu equilíbrio emocional e a sua saúde, dando-lhes oportunidade para evoluírem em temas digitais e ambientais.
Grupal / Regional:
Apoiar o desenvolvimento e a integração dos grupos inimputáveis, para consolidar dos valores democráticos, a inclusão e a igualdade, em todas as regiões da UE, desenvolvendo metodologias de educação não formal, sustentáveis, reforçando a transição digital e climática.
Mais informação em: